Por que Jane Eyre é tão incrível?

 Observação: texto sem spoilers.

Jane Eyre é um romance que me tocou de forma que nenhum outro o fez. Confesso que não me engatei no livro de primeira, foi necessário um hiato de uns quatro meses e o desejo de não parar de ler para desfrutar desse livro. Não sei como não fiquei fissurada pelo livro antes, apesar do primeiro capítulo ser um tanto monótono, nós capítulos que seguem, a trama fica deveras interessante.

Gira em torno de Jane Eyre, um órfã de dez anos que mora com a viúva de seu tio, no caso, sua tia (se é possível chamá-la de um jeito que remete a carinho). A tia de Jane é má em essência, a forma com a qual trata a pequena é repugnante e, por mais que tenha uma explicação (mais no tardar da história), não tem justificativa para tais atos.

Li o livro sem ler uma sinopse sequer, apenas me aprofundei. Talvez se tivesse lido alguma coisa sobre, teria me fixado de primeira. Então, fica aqui à parte: os primeiros dez capítulos contam sobre os 10 anos de vida dela (na verdade resumem os primeiros e focam no décimo). Após isso, há um salto temporal e, depois da reviravolta em sua vida, Jane toma seu rumo. Os acontecimentos que ela resume no décimo primeiro capítulo, meu caro leitor, saciam o coração com alegria, parece que tudo se ajeita.

O salto temporal é de 8 anos, ou seja, Jane agora tem 18 e está a procura de um emprego de verdade. Se ela consegue ou não, fica a cargo do leitor descobrir, mas pelo clichê é o esperado... Contar a história a partir daí não me interessa. É importante, no decorrer do livro, observar as descrições das paisagens e fazer seus desenhos mentais. Confesso que foi um tanto difícil para mim pois, em geral, romances atuais não focam nas paisagens, mas sim na trama em si. Isso enriquece o romance de tal maneira, agrega de forma tão incrível, você sente que a autora realmente viu aquilo tudo. É incrível.

Uma coisa que não deve ser esquecida é a religiosidade. Se você acredita em Deus, mas não está muito próximo de Seus rituais, Jane Eyre com certeza vai trazer um sentimento de fé. A religião é mostrada de diversas formas nesse livro, principalmente de cinco formas, que são possíveis identificar no decorrer do livro: a por status, que não faz o bem, somente é um descarregar de consciência para o coração mau; a transcendente, além de qualquer pensamento e sentimento, é uma conexão com Deus inabalável, precisa ter uma fé muito desenvolvida; a que está em suas ações e pensamentos, que guia seu coração e ajuda a refletir no seu caminho; a quase inexistente, por causa de coisas ruins que aconteceram no caminho e fazem desacreditar Nele e a fria, desolada, que acaba com os sentimentos humanos de afeto, tudo que deve ser feito é para Deus, nunca para satisfação própria.

É isso, meu primeiro posto real não poderia ser sobre outro livro, fica a dica de leitura, não deve ser esquecido!

Postagens mais visitadas deste blog

Normal people (gente esquisita)

Taylor Swift é mesmo tudo isso?